quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Plano anual de Leitura da Bíblia

Por que ler a Bíblia:

» Porque por meio dela conhecemos a Deus e ficamos sabendo o que  Ele exige de nós e o que Ele nos prometeu: 2Timóteo 3.16; João 5.39; 2Pedro 1.4.

» Porque nela se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano: João 3.16; 20.30-31.

»Porque nela somos ensinados e habilitados a viver o mais alto conceito de amor: Mateus 5.43-48; 1Corintios13; Romanos 12.9-21.

» Porque nela encontramos mensagens de consolo e paz: João 14.

» Porque suas palavras falam ao coração angustiado e o consola: Salmo 103.

» Porque nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no lar: Efésio5.22-6.4.

Como ler a Bíblia:

Reserve tempo para ler Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quando seja possível, cuidando para que outras coisas não interromper ou atrapalhe seu tempo de leitura e reflexão. Antes de começar a leitura, peça a orientação e a benção de Deus. Algumas pessoas acham útil anotar em um caderno um resumo daquilo que refletiram a partir da leitura bíblica. Dê os seguintes passos para tirar o maior proveito possível das suas leituras diárias.
  • Selecione um texto bíblico (você pode fazê-lo seguindo o plano de "A Bíblia em um ano").
  • Examine seu conteúdo:
  1. A que classe de livros ele pertence? (Um livro biográfico, como um dos Evangélicos, que narram a vida de Jesus; um livro histórico como o Segundo Livro de Samuel, que relata o reinado do rei Davi; ou uma carta breve a uma pessoa, como  as enviadas a Timóteo; ou a uma igreja específica, como as epístola aos Corintios).
  2. Qual é o enfoque geral do livro? (Não há necessidade de fazer estudos extensos sobre o livro. É possível fazer isso lendo o primeiro e o último parágrafo do livro ou substítulos e as instruções, quando a Bíblia utilizadas os tem).
  3. Qual o acotecimento ou qual o assunto registrado nos texto lidos?
  • Lei todo o texto para formar uma idéia do que está sendo tratado nele.
  • Identifique palavras e frases. Há alguma palavra ou frase que se repete através do texto? É possível observar alguma relação de causa e efeito? (As frases repetidas quase sempre são precedidas de "se", "então", "por isso", "porque", etc). Foi feita alguma comparação? Pessoas, coisas ou conceitos são contraposto?
  • Leia o Texto novaente e pergunte pela sua intenção ou propósito. Procure encontrar o que o autor está querendo dizer. Seja honesto. Não procure encontrar apenas o que voce esteja querendo ouvir. A Bíblia contém mensagens que podem mudar vidas.
  • O que voce aprendeu sobre Deus neste texto? O que aprendeu sobre a natureza humana? Pergunte-se como esta mensagem se aplica na sua própria vida. Existe algo em sua vida que precisa mudar, por voce ser filho de Deus? O que voce pode fazer por amor ao próximo? Peça ajuda de Deus para fazer as mudanças necessárias em sua vida, para chegar a ser uma pessoa melhor.
  • Leia texto mais uma vez. Há algum versículo que queira memorizar? Por que não o escreve em um pedaço de papel e o leva consigo para poder estudá-lo?
  • Agradeça a Deus o que aprendeu e peça-lhe ajuda para aplicá-lo em sua vida.
  • Compartilhe com outras pessoas o que está aprendendo.

A Bíblia em um ano:    

Voce já leu alguma vez toda a Bíblia? Aqui está um plano de leitura que quer ajudá-lo a ler a Bliblia em um ano, desde que reserve para isso vinte a trinta minutos por dia. Comece a ler sua Bíblia hoje mesmo e descubra as riquezas da Palavra de Deus.




14 comentários:

  1. Muito interessante esse método. Devido ao meu novo inclinamento para vários tipos de conhecimentos, decidi, em cada semana pegar duas matérias e me fixar neles pra que eu não me desorganize..espero que eu consiga rsrs

    PAz em Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz meu irmão, eu creio que vai conseguir com Poder do Espírito Santo que move em ti...Feliz 2014 com a Paz de Cristo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém amada e obrigada pelo comentário, estarei retribuindo sua gentileza e um Feliz 2014 com a Paz de Cristo...bjos!

      Excluir
    2. Cátia, vim te visitar e vi o link antigo. Se puder, mude o banner para o novo domínio:
      http://blogumavisaomissionaria.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Oi Cátia muito interessante este plano de leitura,gostei do blogs estou seguindo.
    Te convido para conhecer e seguir ,se gostar, do blog.
    Deixo meu carinho.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigada por participar seguindo e comentando o blog "Missões e Evangelismo" e tbm com muito carinho estarei conhecendo o seu abençoado Blog.
    Que Deus te abençoe, amada do Senhor Jesus!
    Abraço com a Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog e por essa maravilhosa postagem!
    Hoje em dia infelizmente muitos não querem e nem se interessam pela bíblia sagrada, é preciso buscar mais intimidade com a poderosa palavra de Deus. Pois como foi dito ali, ela muda a vida das pessoas e é sabedoria para aquele que crê!
    Visite meu blog: www.palavradiariadevida.blogspot.com.br
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor Jesus!
    Obrigada, estou retribuindo a visita.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. PAZ DO SENHOR JESUS QUE O SENHOR JESUS CONTINUE VOS ABENÇANDO EM TUDO

    ResponderExcluir
  9. Amém. ´parabéns pelo blog . primeira vez que estou visitando seu blog através da Ube , JÁ ESTOU SEGUINDO, SE PUDER RETRIBUI FICAREI MUITO GRATO.
    http://jesusadoradores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber.qual o fundamento,da ordem em que se encontra os livros nesse plano de leitura?

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor Jesus
    Gostaria de saber se há algum fundamento na organização dos livros nesse plano de leitura anual.

    ResponderExcluir

MINHAS POSTAGENS:

FOLHETOS EM MAIS DE 460 LÍNGUAS DIFERENTES GRATUITAMENTE
BannerFans.com BannerFans.com
Se você quer obter gratuitamente a literatura evangélica (FOLHETOS e o livro CORAÇÃO DO HOMEM - mais o menos 1700 folhetos e 100 livros, no total de 10 kg ), para os seus trabalhos evangélicos, escreva para a: "ALL NATIONS GOSPEL PUBLISHERS ( A Gospel Literature Mission fianced by donations) P.O. Box 2191, PRETORIA, 0001, R.S.A. ( Reg. No. 1961/001798/08)" pedindo gratuitamente as literatura, que a ALL NATIONS GOSPEL te enviará sem te cobrar nem um encargos e taxa de correio.

Tem também nas seguintes linguas:

Achual / Achuar, Aymara, Creole/Dom., Guarani,Português, Quechua,Espanhol e Guaymi E.
Obs.: (Material é para ser destribuído de graça para o trabalho de evangelismo).
Deus os abençoem na divulgação do Evangelho a todas as pessoas, pois o evangelismo é para todos que estão comprometidos com o Senhor Jesus!!!
Se você quer saber mais, como funciona este belíssimo trabalho, acesse o Site http://www.angp.org
"Dá-me, filho meu, o teu coração”Provérbios 23.26

BannerFans.com

O TRIGO E O JOIO
-"Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo (Mt 13.29)
LANÇANDO A REDE (Mateus 4.18 e 19).
E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

Lâmpadas para os meus pés é a Tua Palvara,
e Luz para o meu caminho (Salmo 119.105).
A Bíblia Sagrada: Muito além de um papel, É a expressão do Deus vivo. Nos ensinando para não pecarmos contra ELE. Nos iluminando para não perdemos o caminho da salvação. Nos libertando, pois conheceres a verdade e a verdade vos libertará. Está é a Palavra de todas as horas!
LEIA A BÍBLIA SAGRADA.